Notícias - Mundo Futebolísitco

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FM 2009: Antevisão Oficial



Aquele pelo qual todos temos estado à espera - Football Manager 2009 - teve as suas primeiras "features" ontem anunciadas pela Sports Interactive Games, num vídeo em que vemos Miles Jacobson, líder da equipa do FM de à já vários anos, a revelar-nos os primeiros detalhes sobre o jogo.

Primeiro de tudo, a tão esperada data de lançamento deixa de ser uma incógnita: o FM 2009 (bem como o FMH - versão portátil - 2009) terá o seu lançamento mundial no dia 14 de Novembro de 2008, para PC, Mac e PSP!

Passando às features in-game:
  • O treinador assistente dar-nos-à informação sobre duas vertentes diferentes do jogo: por um lado a motivação dos nossos jogadores durante uma partida, por outro, se a nossa táctica está a "resultar", que pontos fracos estão a ser aproveitados pela oposição e que pontos fracos na oposição podemos nós explorar!
  • Na imprensa existem três grandes implementações: alegada apresentação de mais informações durantes as intervenções dos média (poucos pormenores conhecidos ainda); adição de rumores de transferências, que se organizarão algo da mesma forma que os websites da especialidade e onde poderemos esperar alguns rumores disparatados e outros que "acertarão na mosca"; a maior adição nesta vertente é mesmo a inclusão de conferências de imprensa, que se realizarão antes e depois de jogos (por exemplo) em que teremos não só de responder a perguntas mas também de establecer relações com o staff jornalístico presente!
  • Na zona de treinos a maior mudança é a nova capacidade de pedir a um jogador para aprender uma habilidade especial, algo que será determinante, por exemplo, no crescimento das nossas jovens pérolas ou para adaptar um jogador ao nosso sistema táctico!
  • Uma "pequena grande" adição será a possibilidade de jogar como uma treinadora, ou seja, com um "personagem" de sexo feminino!
  • Existem também 5 áreas já existentes no jogo que foram remodeladas e/ou modificadas:
  1. A secção "Confiança", que mostra a satisfação da direcção e adeptos em relação ao nosso trabalho, foi profundamente retrabalhada no seu todo, adicionando-se mesmo 2 novas áreas: Harmonia do Plantel e Estatura do Clube! É de lembrar que esta secção foi estreada no FM 2008.
  2. A base de dados foi profundamente trabalhada e aumentada, sendo que pela primeira vez até hoje ela ultrapassará a marca dos 350.000 jogadores!
  3. Foi feita em detalhe muita investigação a nível financeiro para poder-se modelar mais perto da realidade a economia futebolística em cada país!
  4. O sistema de transferências foi completamente reescrito do 0, com muito foco também no módulo de "shortlists" que deverá ser muito mais eficiente, com o jogo provavelmente a poder vir a prever transferências do mundo real!
  5. Talvez a maior mudança em todo o jogo e aquela que mais se alia à saída um pouco mais tardia do que o normal é a adição de um motor de jogo em 3D, ou seja, as caricas serão agora "substítuidas" por verdadeiros jogadores, que poderemos ver a fazer os movimentos em campo! Juntamente com este modo de visão, vem uma adição de "Widgets", isto é, pequenas janelas semi-transparentes com as mais variadas informações sobre a partida, que poderão ser escolhidas à figura de cada utilizador, em tempo real! Para os fãs mais "old-school" poderão sempre escolher o modo 2D, das caricas, que continuará disponível no jogo! Nota também para a adição de uma "barra do tempo", que permite voltar atrás na partida para rever um momento em especial.
  • Uma nota final sobre o jogo será o redesenho da inteface de jogo, dando maior destaque a alguns locais frequentemente utilizados pelos utilizadores e o suporte total para "widescreen", entenda-se, ecrãs de formato 16:9 (caso de boa parte dos computadores portáteis ou monitores mais modernos)!
Screenshots - Clicar para ver na totalidade (créditos para CMPT):








Vídeo do Anúncio com Miles Jacobson:





Artigo deve ser creditado na íntegra a BDani @ FMPT

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande Trabalho BDani!

Deixaste-me com agua na boca para jogar isso!

Parabens! ;)

Anónimo disse...

Excelente trabalho Dani! Gostei imenso.

Espero muito deste jogo como esperei de todos os outros anteriores! Que venha ele! :D

Good Job meu :D

Anónimo disse...

Porque e que nao pueste os crédidos de onte tiraste isso? CMPT!

BDani disse...

Não sei de onde vei a azia, mas os únicos "credidos" aqui são ao moi je, muito obrigado pelo comentário!